polêmica

Protesto pede reabertura da Rua Sete de Setembro

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação
Protesto começou no bloqueio da Rua Sete e terminou no Viaduto da Gare

Na manhã desta quarta-feira, um grupo de moradores e comerciantes da rua Sete de Setembro, no bairro Perpétuo Socorro, promoveu um protesto em alusão aos dois anos do bloqueio da via. Os participantes se posicionaram nos trilhos que cortam a rua e estão entre os blocos de concreto e pararam um trem, segundo eles. Ainda, dirigiram-se até o Viaduto da Gare, onde pararam o trânsito por cerca de dois minutos para chamar a atenção dos motoristas que transitam pela localidade. 

Arrecadação prevista do IPTU chega a R$ 60 milhões neste ano

A prefeitura de Santa Maria afirmou que segue empenhada para reabrir a rua. Segundo o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), será encaminhado um ofício à empresa Rumo, no campo administrativo, para viabilizar a abertura da Rua Sete. De acordo com o chefe do Executivo, o Ministério da Infraestrutura encaminhou um documento à Prefeitura afirmando que, se haver acerto entre o Município e a empresa ferroviária, não terá nenhum óbice por parte do ministério. 

Ministério da Saúde espera vacinar 5 milhões de brasileiros a partir do dia 20

A Rua Sete de Setembro é uma das principais ligações entre o centro e a Região Norte. A poucos metros da via, está o viaduto da Gare. Em 2004, o então prefeito Valdeci Oliveira (PT) firmou um convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a construção do viaduto. No entanto, em contrapartida, ficou prevista a construção de um muro na rua, separando os trilhos da via. O bloqueio foi feito em 2019, já sob o governo do prefeito Jorge Pozzobom, em cumprimento a decisão judicial. Se a Prefeitura de Santa Maria não cumprisse as determinações, pagaria multa de R$ 15 milhões dos cofres públicos. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Obras do Calçadão são retomadas no centro de Santa Maria

Inscrições para curso gratuito de eletricista vão até 15 de fevereiro Próximo

Inscrições para curso gratuito de eletricista vão até 15 de fevereiro

Geral